domingo, 27 de dezembro de 2009

O que torna a vida vazia?

O que torna a vida vazia? Há como preencher a solidão ou estar só é estar só e pronto. Hoje no consultório odontológico um senhor me disse que o que de valor havia no mundo era a memória. Sem ela não existiria humanidade. Cães e gatos sonham, pessoas recordam. Acumulam lembranças que resultam em memória.
A memória não me deixa só. Foi em mil novecentos e seis que Ana deixou o velho mundo para viver por mais de oitenta anos no interior do estado, sobrevivendo sem querer. Minha avó paterna me conheceu, eu a conheci. Meu avô, marido de minha avó paterna que me conheceu, eu não conheci.
Guardo um relato narrado por meus parentes – meu avô morreu cedo. Havia brigado com o pai dele, meu bisavô. Há muitos anos isso aconteceu, em mil novecentos e cinqüenta. E quando eu penso nisso tudo dessa forma, um filme é projetado desde o fundo das lembranças o que de fato é memória.
É muito simples: eu liguei a televisão e vi uma moça falando de sua gravidez. Depois, uma outra e uma outra e outra e minha avó foi mais uma. Saiu de Veneza. Deixou para trás séculos de história. As pontes, a Catedral, o Campanário. Aquela praça onde violinos executam uma valsa como fundo musical para o meu primeiro giro de trezentos e sessenta graus, em pleno centro da praça. Napoleão, que namorou Josefina, dizia que era a praça mais linda do mundo. Acredito nele, conheço poucas praças onde sou convidado a dançar e aceito o convite de bom grado.
Muitos saíram de Veneza rumo ao Brasil. Muitos saíram do Egito rumo a Terra Prometida que Adão fez o favor de nos enviar. Tudo começou mesmo foi com Eva partindo o bolo. Metade para mim, outra metade para o homem. O contrário seria o mesmo e vice-e-versa.
Depois, quando tudo é diferente, outras formas deverão ser encontradas. Todos devem trabalhar, todos trabalham. Meninos e meninas, todos. Dia quente, é verão, o amor se propaga com mais vigor em dias quentes. Temperatura ambiente maior. Faz muito calor nessa região do globo terrestre.
E como todo bom companheiro, um vinho branco gelado, um tinto quente, um pedaço de pão na boca, um momento de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário